Como é o meu atendimento ?

Muitos me enviam e-mail ou perguntam no instagram como funciona a minha abordagem terapêutica. Abaixo descreverei de forma sucinta o que ocorre dentro do consultório. Minha função como médica é olhar o paciente como um todo (abordagem holística) e tentar solucionar o seu problema (nenhum médico pode garantir resultados de acordo com o código de ética médica).

Vejo o paciente como paciente e não cliente. Prezo pela ética e pela prática de uma medicina baseada em evidências. Portanto você jamais verá eu solicitando exames sem respaldo científico ou terapias proibidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Por mais que os benefícios de alguma terapia sejam provados. Sou da seguinte teoria: Legislação existe para ser seguida e respeitada. Ou seja, se a ANVISA e o CFM não autorizam, ela não deve ser praticada dentro território nacional até que seja liberada. Exemplos: ozonioterapia, procainoterapia, utilização de EDTA para fins que não seja de quelação, PRP, PRFC, modulação hormonal, terapia antiaging, uso de hCG para emagrecimento, utilização de anabolizantes.

Pré-consulta

Roteiro da consulta
A consulta é composta por 3 partes:
1 º - Anamnese: o paciente deverá relatar todos os sintomas que o trazem até aqui. Primeiro de forma sucinta, enumerando os problemas. Posteriormente esmiuçarei as queixas, uma a uma e realizando várias perguntas acerca dos sinais e sintomas.
2º - Exame físico: Aferição da pressão, Frequência cardíaca, Frequência respiratória e exame físico completo.
3º - Solicitação de exames: solicitarei os exames que julgar necessário para comprovar as minhas hipóteses diagnósticas, portanto são exames complementares ao diagnóstico. Sua realização é essencial e o retorno só será agendado, após o paciente realizar todos os exames e responder aos questionários.

Acho imprescindível salientar que não solicito os seguintes exames:
1) Bioressonância (não confundir com Bioimpedância, essa eu realizo no consultório),
2) Nerv express,
3) ES Complex,
4) Teste de intolerância alimentar baseada em IgG ou IgG4,
5) HLB (exame da gota de sangue),

Exames e planos de saúde: a maioria dos exames (95%) são realizados pelos planos de saúde, exceto Mineralograma capilar e Bioimpedância (a Unimed cobre a Bioimpedância). Alguns planos (Ipasgo, IMAS) não cobrem a Vitamina D, Selênio, Homocisteína. O mineralograma capilar não é para todos os pacientes que solicito, ele é solicitado apenas para pacientes com sintomas de intoxicação (crônica) por metais tóxicos. Não são todas as vitaminas e minerais que são dosados no sangue. Cromo, manganês, iodo, lítio, molibdênio, flúor, cobalto, germânio, boro, silício: são dosados apenas quando em excesso, ou seja, a sua dosagem habitual não tem utilidade clínica, pois 99% das vezes apareceram abaixo do limite inferior. As vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, biotina, E, K, são dosáveis porém os métodos utilizados apresentam controvérsias. O que realmente é dosado na prática ortomolecular: Eletrólitos, Cálcio iônico e total, Magnésio, Zinco, Cobre, Selênio, Ferritina, Ferro, Vitamina A, B12 e ácido metilmalônico, Ácido fólico sérico e eritrocitário, Vitamina C no sangue e urina, Vitamina D (25-OH-Vitamina D).

Tratamento
Em meu tratamento não utilizo hormônios e raramente utilizo medicações de uso controlado.
Opto por utilizar fitoterapia, correção de deficiência de nutrientes utilizando vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos. Também utilizo muito probióticos (principalmente através da alimentação). Caso seja necessário, utilizo alopatia e deixo claro para o paciente o porquê de não se optar por algo "natural". Sou da seguinte teoria: Jamais algo sintético será superior a algo natural. Portanto a suplementação deve ser mínima e apenas quando necessária. O médico que lida com ortomolecular tem obrigação de saber muito bem sobre biodisponibilidade de nutrientes e ensinar para o paciente as fontes destes (educação em saúde). Experiência própria, a adesão é infinitamente superior quando se opta por esse caminho. Riscos também são minimizados, já que nutrientes sintéticos podem aumentar a incidência de doenças cardiovasculares e câncer. Sou totalmente contra o uso de polivitamínicos, principalmente em uma região como o cerrado, no qual o solo é rico em determinados nutrientes (Cobre) e que podem ser deletérios quando em excesso.
Não trabalho com hormônios ditos bioidênticos, hCG, terapia antioxidante. Pelo contrário, abomino tais terapias e tenho argumentos fortes para isso.

Não indico farmácias de manipulação (a indicação é infração ética) mas oriento que o paciente tenha cuidado ao escolher as farmácias, nunca se orientando pelo preço. Reservo a manipulação apenas para prescrição de vitaminas, minerais e probióticos. Sempre que existir o mesmo produto porém na indústria farmacêutica, opto por ele, devido o controle de qualidade ser maior na indústria. Isso ocorre principalmente em fitoterápicos, ácidos graxos e probióticos.

Retornos

O prazo máximo de retorno é de 30 dias. Sendo que para os pacientes de fora de  Uberlândia estendo o prazo para até 40 dias.

Cada consulta dá direito a UM retorno, no prazo estabelecido para retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário